O cliente percebia que os dados de sensores das máquinas da cervejaria não eram utilizados de forma eficiente no controle da qualidade do processo cervejeiro. Por isso, os operadores e mestres cervejeiros não possuíam uma forma de acompanhar, em tempo real, as métricas dos processos que estavam em execução na cervejaria.
Dessa forma, a qualidade da cerveja não podia ser prevista durante o processo cervejeiro, impedindo alterações antecipadas de forma eficiente.
Objetivo do projeto
- Extrair dados do processo cervejeiro para agregar valor na análise em tempo real dos operadores, visando possibilitar a tomada de decisão durante o processo.
- Comparar indicadores de qualidade de várias receitas para possibilitar ao mestre cervejeiro o ajuste das receitas, a fim de melhorar a qualidade da cerveja.
Desafios do projeto
- Extrair os dados das máquinas do processo cervejeiro, garantindo a consistência dos dados na infraestrutura instável do “chão de fábrica”;
- Integrar com outros sistemas de processamento utilizados pelas cervejarias a fim de obter o máximo de dados possível de forma automática;
- Agregar valor aos dados extraídos através de cálculos relacionais entre os sensores das máquinas;
- Dispor os dados processados através de gráficos com fácil interpretação para os operadores e mestres cervejeiros.
Tecnologias aplicadas
Resultados
- Permitiu ao operador analisar dados em tempo real do processo cervejeiro, de uma forma fácil e intuitiva, possibilitando mudanças no processo da forma mais rápida possível.
- Permitiu ao mestre cervejeiro a análise de dados históricos e comparação entre a eficácia das receitas utilizadas no processo cervejeiro.