A tecnologia como ferramenta principal na primeira Black Friday da era 5G

O evento é tradicionalmente americano, mas já ganhou fama no mundo todo. A Black Friday é realizada depois do feriado de Ação de Graças nos EUA, e tem como marca filas a perder de vista.

Entretanto, o cenário pandêmico instalado há mais de dois anos mudou muito essa realidade e hoje as compras em lojas físicas deram espaço para as online. Em 2021, segundo levantamento realizado pela plataforma Gente da Globosat, o e-commerce foi destaque, totalizando R$4,2 bilhões de vendas e 5,6 milhões de pedidos.

E a praticidade do virtual caiu no gosto da população, fazendo com que as empresas investissem cada vez mais em tecnologia, na experiência de compra positiva do cliente, logística inteligente e na aquisição de produtos em poucos cliques.

E em um cenário de 4,7 bilhões de usuários de internet no mundo, o que representa 60% da população mundial, este ano não podemos negligenciar a importância da conectividade aumentada, com o 5G, e do uso de novas tecnologias no aumento das vendas, da conversão e da satisfação dos consumidores.

Quantas vezes por dia ao passar pela sua timeline você se depara com posts patrocinados e a facilidade do “arrasta pra cima”? É a tecnologia trazendo ferramentas de marketing e induzindo o desejo de compra, mesmo que o produto não esteja na sua lista de prioridades. E a “mágica” realizada pelos assistentes virtuais como Siri, Google Assistente ou Alexa que nos ouvem o tempo todo e trazem anúncios com produtos relacionados aos assuntos que abordamos no dia a dia? Chega a ser assustador, mas otimizam tempo e facilitam muito nossa pesquisa e direcionamento para a compra certa.

Com tanta tecnologia, a finalização da compra e o pagamento também não podem deixar a desejar. E aí entra o PIX para somar na experiência positiva de compra, com agilidade na aprovação do pagamento o que é bom para o cliente e para o e-commerce, além de reduzir as taxas. Foi pouco usado no mesmo período em 2021, mas segundo pesquisa realizada pelo Pagar.me, meio de pagamento digital do Grupo Stone Co., em parceria com o E-commerce Brasil, este ano ele vai ser o principal meio de pagamento no e-commerce na Black Friday: 90,7% dos e-commerces vão oferecer o pix como forma de pagamento, e 56,8% vão oferecer condições especiais no pagamento instantâneo.

A data, além de vir de encontro com uma das mais aguardadas pelo comércio, o Natal, ainda coincide com o início da Copa do Mundo, excepcionalmente realizada neste final de ano, no Catar. A Black Friday dá o start nas compras dos presentes de Natal, mas também impulsiona a aquisição de produtos esportivos com a emoção aflorada e a valorização da competição mundial.

Será a primeira Black Friday na era 5G e se a tecnologia já auxiliou o comércio eletrônico brasileiro para atingir a marca de R$ 118,6 bilhões em vendas no primeiro semestre de 2022 a expectativa é ainda maior para essa reta final do ano.

Compartilhe

DENTRO

Fique por

DENTRO

Se inscreva em nossa newsletter e nas nossas redes sociais para ficar por dentro das novidades.
newsletter