O Pix é um meio de pagamento digital e instantâneo que permite a transferência de valores entre Pessoas Física e/ou Jurídica. Produto criado pelo Banco Central do Brasil que funciona 24 horas por dia, ininterruptamente, sendo que a transação deve ocorrer dentro de 10 segundos.
O desenvolvimento de um ambiente dedicado ao PIX, enfrenta desafios como a dinâmica de acionamento, a localização das funcionalidades e a apresentação geral das opções no aplicativo. É importante criar uma interface intuitiva e eficiente, seguindo as diretrizes do Regulamento do PIX e do Manual de Requisitos Mínimos para a Experiência do Usuário. A experiência do usuário deve ser amigável, com acesso fácil às funcionalidades relacionadas ao PIX, como pagamentos e transferências. O objetivo é garantir uma experiência positiva e satisfatória para os usuários.
Objetivo do projeto
- Proporcionar uma metodologia revolucionária de transação bancária com eficiência;
- Permitir o pagamento e recebimento imediato do dinheiro, com segurança garantida;
- Ser uma forma revolucionária de pagamentos, oferecendo facilidade e agilidade no processo de transações;
- Reduzir os custos para as empresas, diminuindo os valores das tarifas.
Resultados
O Pix: – 1° meio de pagamento mais utilizado do Brasil, em 2022 segundo a Febraban;
– 29,2bi de operações no ano passado, equivalente à 15% do total mundial.
O Pix do cliente: – 53mi de operações ao longo do ano de 2022;
– 105 milhões de reais passaram pela cooperativa através dessas operações.
Benefícios do Projeto
O sistema Pix fornece uma nova opção de recebíveis financeiros paras empresas. Essa alternativa é vantajosa também permitindo um maior fluxo de caixa, segurança, escolha ampla de métodos de pagamento e vantagem competitiva em relação ao mercado e investimentos.