Dicionário dos DEVS – parte 2

Que a tecnologia tem uma linguagem própria todo mundo sabe. Então, para dar uma forcinha para quem passa por aqui e está interessado neste mundo, nós criamos o Dicionário dos DEVS: um glossário com os principais termos da TI para ajudar quem está interessado em descobrir mais sobre esse mundo.

Quem perdeu a parte 1, pode clicar neste link – talvez o que você está procurando esteja por lá. Esta é a parte 2:

Front-end

O desenvolvimento front-end está relacionado à programação da interface gráfica: é o que o usuário consegue enxergar e interagir em um sistema ou produto digital.

Full Stack

O profissional desenvolvedor Full Stack é aquele que atua no front-end, back-end, banco de dados e mobile. Por ser um profissional bastante versátil, cada vez mais empresas contratam seus serviços.

Indústria 4.0

Também chamada de 4ª Revolução Industrial. O termo foi criado para relacionar a integração de tecnologias avançadas, como inteligência artificial, robótica, internet das coisas e computação em nuvem, aplicadas aos modelos de produção e à automação industrial. É um assunto de bastante interesse por parte dos clientes da área de tecnologia.

Interface do Usuário 

Também conhecido como UI, é o espaço onde ocorre a interação homem-máquina, seja no ambiente físico ou digital. Um exemplo de interface física é o controle remoto. Já a tela de um programa no computador ou de um aplicativo são exemplos de interfaces digitais.

Linguagem

Conjunto de definições (sintáticas e semânticas) usadas para fazer um texto que o computador é capaz de entender, ou seja, um programa de computador.

Kanban 

Sistema simples e visual de organizar as tarefas e o fluxo de trabalho.

Sprint

Ciclo de tempo dentro do qual se realiza um conjunto de atividades.

Software

Entre outras definições, é, também, o produto desenvolvido pela engenharia de software. Inclui o sistema desenvolvido, manuais e especificações e é considerado um bem capital. Pode ser desenvolvido para uso interno ou para atender uma dor de mercado.

Soft Skills

As soft skills são competências e habilidades comportamentais e interpessoais. Também chamadas de “habilidades humanas”, são aquelas que moldam a forma como um profissional consegue aplicar a sua bagagem e experiência no dia a dia com as equipes, colaboradores e clientes. É um termo mais usado pela área de Recursos Humanos. 

Tecnologia

Também pode ser chamada de “linguagem de programação” e é a escolha das ferramentas que serão utilizadas para programar, seja software, desktop, mobile, web ou outros. As vagas na área de TI sempre procuram profissionais que conheçam determinadas tecnologias específicas e que sejam compatíveis com os projetos nos quais eles irão trabalhar.

Testes com o usuário

São estudos realizados com a participação de quem utilizará o produto em desenvolvimento para verificar se ele atende as necessidades e expectativas. O objetivo do teste é validar e otimizar a solução para lançamento no mercado.

Transformação Digital

É um conceito que representa uma mudança profunda e significativa nas empresas e envolve modificações estruturais e culturais utilizando a tecnologia para alcançar determinados objetivos, como melhora de produtividade, geração de valor para clientes e aumento nas vantagens competitivas.

User flow 

Refere-se ao mapeamento e ao caminho que o usuário percorre dentro de uma aplicação, software ou produto digital.

UX Design

Abreviação para User Experience Design (ou Design da Experiência do Usuário). Seu objetivo é melhorar continuamente a usabilidade de um produto digital ou físico, simplificando etapas e otimizando interfaces. Chamamos de UX Designer a pessoa que atua profissionalmente nessa área.

Compartilhe

DENTRO

Fique por

DENTRO

Se inscreva em nossa newsletter e nas nossas redes sociais para ficar por dentro das novidades.
newsletter