Nós ligamos para você

Preencha os dados abaixo para que um de nossos profissionais de atendimento ligue para você:

x

A importância do Scrum no desenvolvimento de projetos

O Scrum é uma estrutura usada para desenvolver, entregar e sustentar um projeto complexo. Os princípios e as lições dessa estrutura podem ser aplicados a todos os tipos de trabalho em equipe e não somente no desenvolvimento de software.

Esse framework não sugere regras específicas e imutáveis que devem ser seguidas e sim uma série de ferramentas e maneiras de conduzir um projeto.

O Scrum tende sempre a reduzir complexidade, por isso o seu time possui papéis bem definidos e são poucos, sendo eles:

Scrum Master: a pessoa responsável por garantir que o Scrum esteja sendo bem compreendido e também responsável por remover impedimentos do time.

Product Owner: O 'dono do produto' é o responsável por trazer as demandas, organizar quais serão as próximas atividades a serem entregues. Este papel é o responsável em 'conversar' com o mercado e expectativas de quem requer o produto final.

Development Team: O time de desenvolvimento propriamente dito. São os desenvolvedores, analistas de qualidade, etc. Esses são os responsáveis por desenvolver de fato aquilo que foi acordado.

Sua importância está na resiliência e acompanhamento de um projeto, ou seja, o 'ágil' que tanto se aplica a essa estrutura apresenta-se não em forma de velocidade, mas sim na capacidade de um time se moldar às mudanças que ocorrem no meio do projeto sem precisar de retrabalho, quebras de performance, oneração com procedimentos burocráticos, entre outros. Em resumo, o entendimento de ágil não é velocidade, e sim flexibilidade.

Ele é  capaz de mudar todo o processo de desenvolvimento de uma empresa sem que haja interferência nos outros processos legados de outros setores da mesma. Seu funcionamento propõe que entregas dentro de um projeto sejam feitas em 'blocos', chamados de 'Sprints' que podem ter de 1 a 4 semanas de duração.

Além de agregar flexibilidade, o Scrum por ser um framework ágil promove diversos benefícios à área de desenvolvimento, sendo alguns deles:

  • Cultura da melhoria contínua.
  • Acompanhamento constante do projeto.
  • Capacidade de medir velocidade, desempenho, entre outros indicadores em tempo 'quase' real.
  • Garante proximidade entre expectativas e execução.
  • Gera à longo prazo - agora sim - ganhos de velocidade por promover entregas de qualidade e de baixo custo de manutenção.

Na Mouts, o Scrum é conduzido com foco total na satisfação do cliente e garantia de proximidade entre a expectativa gerada e a execução do projeto.

Quer saber mais como nossos profissionais podem auxiliar no crescimento da sua empresa? Entre em contato para encontrar a solução perfeita para o seu negócio!