Nós ligamos para você

Preencha os dados abaixo para que um de nossos profissionais de atendimento ligue para você:

x

Como se destacar no mercado profissional?

Nas últimas semanas tenho participado de várias lives  e webinars com foco em Gestão de Pessoas, que me levaram a compartilhar algumas reflexões.

Estamos diante de um cenário mundial singular e complexo, com muitas mudanças econômicas e sociais, que nos impõem novos cenários e adoção de outros comportamentos e atitudes, seja no âmbito profissional ou pessoal.

O mercado de trabalho está sofrendo vários impactos, com novas de perspectivas, outras formas de trabalho e contextos organizacionais diversificados.

E cada vez mais, percebemos que além de competência técnica, as habilidades comportamentais fazem a diferença no nosso dia a dia e nos diferenciam no mercado de trabalho.

Se alguém duvidava disto, esta crise nos mostra que é necessário cada vez mais nos reinventarmos e agirmos de forma diferente!

Ser criativo, ter persuasão, ser colaborativo, se adaptar e ter inteligência emocional faz muito sentido neste cenário e é algo que sim, faz a diferença! Tudo isto, aumenta nossa empregabilidade, nos traz outra visão de mundo, transforma nossas relações e alavanca nossa performance!

O Estudo “The Future of Jobs” realizado pelo Fórum Econômico Mundial já apontava que justamente as competências listadas acima são essenciais para se manter atualizado e relevante no mercado de trabalho.

De fato, temos que colocar em prática e fazer um planejamento no papel, de como podemos com pequenas atitudes, aos poucos, em nosso dia a dia, exercitar novas habilidades. Pequenas mudanças que podem gerar grandes resultados e novas formas de interagir e ver o mundo!

Comece com o compromisso com o seu aprendizado contínuo. Não fique estagnado, hoje tem inúmeras formas de aprender novas tecnologias, abordagens e habilidades. A internet oferece uma gama de conteúdos gratuitos e super acessíveis, aproveite este mundo de possibilidades!

E foque em desenvolver as habilidades do profissional do futuro, listadas por Bernard Marr, da Forbes EUA.

  • Criatividade: A criatividade é o atributo de liderança mais desejado por CEOs, segundo pesquisa realizada pela IBM, que ouviu milhares de CEOs de mais de 60 países.  Estimule sua curiosidade, pesquise referências na Internet, imagens no Pinterest. Experimente novas coisas, passe por novos lugares, pratique atividades que não costuma fazer, não tenha medo de errar, leia um livro de um tema que não está acostumado, converse com pessoas diferentes, anote ideias!
  • Inteligência emocional: pratique a empatia, busque se autoconhecer, identifique os gatilhos das suas emoções, procure um feedback das pessoas que convive. Pratique o responder ao invés do reagir. Leia livros sobre o tema e procure adotar novos hábitos em suas relações.
  • Adaptabilidade: Com a grande velocidade de mudanças no ambiente de trabalho, as pessoas terão que ser ágeis e capazes de se adaptar às transformações. Uma competência essencial é a capacidade de entender as mudanças não como um fardo, mas como uma oportunidade para crescer e inovar.
  • Colaboração: É requisito fundamental para uma vida de realizações. Colocar projetos em prática e alcançar objetivos pode se tornar algo impossível quando se age sozinho. Nós podemos fazer muita coisa sozinhos, porém, sucesso consistente e duradouro requer boas doses de colaboração. Exercite participando de grupos e comunidades. Você pode ser um voluntário de alguma instituição ou causa. A colaboração melhora o mundo, promove conexões e encontros muito ricos e o maior beneficiado é você.
  • Persuasão: esta é uma habilidade super importante em qualquer contexto, seja ele pessoal ou profissional. Saber argumentar e expor suas ideias para influenciar de forma positiva é cada vez mais relevante e é algo fundamental no nosso dia a dia. Saiba escutar ativamente, busque se comunicar de forma clara e objetiva, valorize a visão do outro, tenha empatia, sem ser arrogante, expondo seu ponto de vista com argumentos e pontos de vista baseado em exemplos ou situações concretas. Coloque em prática e verás que você só aumentará esta habilidade à medida que se expor.

E aí, já escolheu que habilidade você vai praticar e desenvolver primeiro?

O desenvolvimento e a carreira é sua, não deixe na mão de terceiros. Cabe a cada um de nós a responsabilidade de nossas escolhas! Escolha ser melhor e fazer diferente! Tenho certeza que os resultados serão incríveis para você!