Nós ligamos para você

Preencha os dados abaixo para que um de nossos profissionais de atendimento ligue para você:

x

Inteligência Artificial estima movimentar cerca de 34 bilhões de dólares até 2025

Aplicativos de rota, e-commerce, busca no google. Quantas vezes utilizamos essas ferramentas no dia a dia e nem percebemos que são proporcionadas pela Inteligência Artificial.

 

Ela facilita nossa rotina, agilizando processos que levariam mais tempo, como sair para comprar algo na rua. Hoje, praticamente tudo, você é capaz de adquirir com um clique.

 

Para as empresas o ganho é ainda maior, permite que os processos sejam automatizados, trazendo mais agilidade e precisão em sua execução, reduzindo em grande proporção as chances de erros, aumentando a eficiência operacional e, consequentemente, os indicadores de desempenho do negócio.

 

Assim, os profissionais podem ser direcionados para atividades mais estratégicas, que realmente agreguem valor para os resultados e estejam de acordo com os objetivos do negócio. Na pandemia, a necessidade de inclusão foi ainda maior, empurrando a IA para o topo das agendas corporativas.

 

Para quem ainda pensa que a Inteligência Artificial é algo de outro mundo, comece a perceber o quanto a tecnologia facilita o dia a dia e a suspeitar que a IA pode estar por trás de muitos mecanismos usados frequentemente para agilizar e facilitar nossa vida. 

 

De acordo com o relatório, citado no estudo da KPMG, a estimativa é que o mercado de IA movimente cerca de 34 bilhões de dólares até 2025, no mundo todo.

 

No Brasil, os níveis de investimento, inovação e implementação de inteligência artificial ainda estão bem atrás de países como Estados Unidos, seguidos por China, Reino Unido, Canadá e Israel, que lideram o topo.

 

Porém, há 4 setores que se destacam no uso do IA e já comprovam a melhoria nos processos de negócio, com insights mais precisos e construção de produtos mais inteligentes, para combater ameaças competitivas.

 

Vamos conhecer?

 

Saúde

Mesmo de forma tímida é possível perceber o impacto da IA na área da saúde. A integração da jornada do paciente, desde o agendamento até a entrega de exames, permite que o profissional aprofunde a avaliação e foque no que realmente importa, ou seja, a assistência ao paciente.

 

Agricultura

O setor que é responsável por 25% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e que sempre teve como base tradições, previsões meteorológicas e teorias, também está se rendendo aos benefícios da IA. De acordo com dados do último Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019, 1,5 milhões de produtores rurais já acessavam dados por meio dos dispositivos móveis. Essa conexão ajuda a determinar o momento certo de colheita ou a identificar o tipo de praga que acomete uma plantação.

 

Indústria

Aqui a figura humana é indispensável para pensar estrategicamente em como as máquinas podem contribuir para o aumento da produtividade e criação de novos serviços e processos.

Recursos Humanos

Nesta área há muito espaço para aplicação da IA. É bastante procurada para otimizar o processo seletivo nas contratações. Nos cadastros digitais, através das respostas dos candidatos às questões, é possível iniciar uma pré-seleção, uma espécie de ranking, construído com base nas palavras relativas aos princípios procurados pelos contratantes. Quanto mais palavras, melhor a posição do candidato.

Na parte de clima organizacional a IA também pode auxiliar como um recurso para medir e aprimorar a experiência dos colaboradores nas empresas. Ela pode monitorar e cruzar os dados, permitindo o desenvolvimento de ações mais direcionadas para melhorar o clima organizacional e a produtividade nas organizações.

Vale a pena investir?

Se você quer melhorar o desempenho do seu negócio, pondere os custos e benefícios entre ter a própria equipe de TI ou buscar empresas no mercado.

Na Mouts você encontra soluções personalizadas, seguindo as frentes de estratégia e automação.