Nós ligamos para você

Preencha os dados abaixo para que um de nossos profissionais de atendimento ligue para você:

x

O que é a 5G e para que será utilizada?

Nas últimas semana o tema tecnologia 5G tem despertado a curiosidade das pessoas, para saber qual será seu impacto para uma sociedade mais conectada e as milhares de possiblidades que essa tecnologia oferecerá.

Dessa forma, compilamos as principais dúvidas em torno desse tema para compartilhar o que nos aguarda no futuro, que já começou:

O que é o 5G e como funciona?

O 5G é a quinta geração das tecnologias e padrões de comunicação wireless (sem fio), ou seja, é a rede que será utilizada pelos dispositivos móveis para se conectar à Internet a partir de qualquer lugar. É uma evolução da tecnologia 4G que revolucionará as comunicações e através da qual entraremos em um novo terreno: o da hiperconectividade. Para que ela funcione são determinantes as latências de milissegundos — o tempo que demora para ser transferido um pacote de dados dentro da rede — permitidas pela tecnologia 5G.

Por isso, se espera que o 5G contribua para o desenvolvimento da Internet das Coisas. Pois, o 5G possibilitará uma comunicação de dispositivos entre si, de forma muito rápida. Um exemplo disso é uma geladeira inteligente que faz as compras dos itens que estão faltando. Esse tipo de solução já está mudando a maneira como vivemos.

Ao passo que o 5G se torna mais popular e abrangente, novos serviços poderão ser ofertados e novas possibilidades se tornarão reais. Além disso, as coisas que já fazemos com nossos smartphones ficarão ainda melhores.

Quais as principais vantagens do 5G?

Capacidade

Com uma rede mais potente, é possível que mais pessoas se conectem ao mesmo tempo sem gerar instabilidade e perda na velocidade da internet. Portanto, a quinta geração possui mais capacidade de aguentar o uso simultâneo da rede.

Estabilidade

Outro ponto que também pode melhorar é a estabilidade das conexões, evitando a queda de sinal constante. Isso facilitará muito o uso da rede, principalmente em operações feitas em tempo real.

Velocidade

Como mencionado anteriormente, a velocidade é uma das mudanças mais esperadas e que deve aumentar muito. Com isso, será possível assistir a vídeos com mais rapidez, jogar em dispositivos móveis sem travar, entre outras atividades que já realizamos atualmente.

Bateria

Com a mudança para o 5G, também é possível usar a internet em aparelhos celulares consumindo menos bateria do que a rede 4G. Isso gera um consumo de energia menor, o que beneficia não só o meio ambiente como também gera economia financeira.

Quais segmentos terão mais benefícios com o 5G?

Logística

Com mais velocidade, segurança e estabilidade, será mais fácil para o setor de logística planejar e acompanhar rotas e pacotes em tempo real. Com isso, será possível evitar congestionamentos que poderiam atrasar as entregas.

Telefonia

Chamadas de vídeos on-line e reuniões por videoconferência serão mais estáveis e mais profissionais. Isso aumentará a quantidade de trabalho remoto ou home office e ampliará as novas possibilidades de interações com clientes e fornecedores.

Agronegócio

Outro segmento que poderá ser impactado é o agronegócio. Espera-se um aumento de estabilidade em área rurais, o que pode impactar diretamente na produtividade do agronegócio.

Saúde

Monitorar pacientes à distância vai abrir várias oportunidades de negócios: criação de aplicativos, inovações na indústria farmacêutica, seguros e planos de saúde mais personalizados.