Nós ligamos para você

Preencha os dados abaixo para que um de nossos profissionais de atendimento ligue para você:

x

O que é Ciências de Dados?

Por meio da Data Science ou Ciência de Dados em português, as empresas conseguem identificar potenciais para os seus negócios e resolver problemas a partir dos fatos. Até pouco tempo atrás, a prática comum era tomar decisões por intuição, mas agora os dados possibilitam ações estratégicas mais eficientes para a melhoria das atividades corporativas. Assim, podemos dizer que a Ciência de Dados possibilita a transformação dos dados em valor para os negócios, gerando insights e melhorando as tomadas de decisão das organizações.

Além de contribuir com o aumento da produtividade e a redução de custos, o Ciência de Dados  pode utilizar as informações como indicadores de tendências de mercado, previsões de venda, melhora da experiência do cliente e até mesmo como apoio para o lançamento de novos produtos ou serviços.

Na prática podemos dizer que a ciência de dados é o processo que extrai dados de diversas fontes, em diferentes velocidades, processando grandes quantidades de informação (big data) e gerando valor. De modo algum pode ser entendida como uma ferramenta, mas sim como um conjunto de métodos, assim como big data e o business intelligence.

Segundo especialistas, estima-se que em torno de 90% dos dados armazenados na web tenham sido gerados somente nos últimos 2 anos. Além disso, no máximo 20% destes dados estão estruturados em linhas e colunas para serem analisados por ferramentas tradicionais. Um vídeo subido no Youtube, por exemplo, é considerado um dado não estruturado, pois é composto por imagem e áudio. Ou seja, não possui informações organizadas em categorias (etiquetadas). Por isso, hoje uma das áreas que mais crescer no mundo é a da ciência de dados pela necessidade que as empresas têm de tratar dados não estruturados e transforma-los em informações úteis.

Fonte: Cetox.