Nós ligamos para você

Preencha os dados abaixo para que um de nossos profissionais de atendimento ligue para você:

x

Processo Seletivo de TI - O que você precisa saber

O mercado de TI vem crescendo de forma acelerada e muitas boas oportunidades, para desenvolvimento e crescimento na carreira, nós que atuamos como Consultoria especializada em TI, temos a oferecer diariamente.

Como Tech Recruiter, percebo que alguns pontos são bem importantes de serem observados durante o processo seletivo, para que o profissional possa ter sucesso na sua busca.

Inicialmente é importante lembrar que cada vez mais, muito além de habilidades técnicas, as empresas e gestores, buscam profissionais que estejam alinhados à cultura e valores da organização, da equipe e do negócio, então as chamadas “soft skills” como comunicação, trabalho em equipe e resiliência, por exemplo, são extremamente valorizadas.

Pensando nisto, é importante que os profissionais de TI estejam abertos no processo seletivo, para trocar ideias, apresentar seu objetivo de carreira e estarem sempre abertos a buscar novos conhecimentos, afinal estamos sempre aprendendo.

As vezes, o processo de entrevistas é visto como burocrático e uma etapa chata, mas temos que entender que estas conversas e validações são muito ricas para o sucesso do projeto e a satisfação do profissional.

Seja aberto com o profissional que está conduzindo a entrevista, busque conhecer o que a empresa que você está participando do processo faz e o segmento que atua, quais os principais desafios de mercado e a cultura da empresa. Isto faz a diferença para você entender melhor questões importantes e para ver se faz sentido para você esta oportunidade, pois afinal hoje a empresa escolhe o profissional e assim vice-versa.

Nas entrevistas um fator que conta bastante é ser pontual no horário que foi agendado, ter energia e ter uma postura crítica, questionando dúvidas eventuais que você tiver. Já entrevistei muitos candidatos sem energia, que não passavam o interesse pela vaga e a paixão pelo que fazem. Acredito que ter paixão pelo que fazemos, traz resultados extraordinários e mesmo profissionais mais Júniors, podem surpreender e trazer grandes contribuições ao time.

Ser objetivo também é um fator chave. Temos que ser diretos nas respostas do que é perguntado, trazer exemplos práticos e contextualizados, sem ficar entrando nas teorias e fazendo voltas e voltas. Hoje o tempo é curto e a objetividade é um ponto valorizado também.

Tente ter conexão com o entrevistador, mesmo em tempos de calls online é possível olhar nos olhos, demonstrar autoconfiança e uma postura assertiva, com energia e foco.

E por fim, mas não menos importante seja você mesmo, seja autêntico, não tente demonstrar algo que você não é, pois a longo prazo não tem como sustentar uma imagem que não condiz com a realidade, e a transparência hoje é um valor cada vez mais ressaltado.