Nós ligamos para você

Preencha os dados abaixo para que um de nossos profissionais de atendimento ligue para você:

x

Tendências tecnológicas para 2020: o que podemos esperar?

Com o avanço da Tecnologia, temos que nos adaptar a constantes mudanças. No artigo a seguir, falaremos sobre algumas tendências tecnológicas pro o ano de 2020. Citaremos algumas tendências tecnológicas, como algumas áreas serão afetadas e o que pode surgir a partir desses avanços.

As mudanças tecnológicas têm causado um profundo impacto em quase todos os setores. E na verdade, hoje em dia não basta contar com as mais recentes soluções, mas sim se manter à frente delas.

No próximo ano, novas formas de coletar dados serão o centro das atenções nas empresas. As inovações em inteligência artificial e robôs virtuais serão cada vez mais aproveitados para obter vantagem competitiva, já que as organizações estão buscando utilizar dados com rapidez e eficiência para tomar melhores decisões para os negócios. As empresas que não conseguirem se adaptar a essas e outras tendências emergentes correm o risco de sofrer as consequências de um mercado tecnologicamente agressivo. Veja as principais tendências para o ano de 2020 segundo a CIO Brasil:

Automação de processos robóticos (RPA)

As empresas estão vendo grandes ganhos com um conceito simples: delegar tarefas repetitivas aos robôs. Chamada de automação de processos robóticos (RPA), a tecnologia já está tendo um impacto na simplificação dos fluxos de trabalho para os primeiros usuários - bem antes de muitos pensarem que a tecnologia seria utilizada nas organizações.

Inteligência artificial

A IA está ajudando empresas a solucionar problemas que seriam muito complicados para as equipes de tecnologia ou de negócios. A IA também está desempenhando um papel importante na defesa de organizações contra ameaças de segurança, uma tendência que deve continuar ganhando força no próximo ano.

DataOps

Adotar uma abordagem ágil para gerenciar dados com inteligência artificial e aprendizado de máquina pode ajudar a dar às empresas uma vantagem em 2020. Essa abordagem colaborativa e multifuncional de análise, conhecida como DataOps, pode ser altamente inovadora quando adotada. A abordagem, que unifica os fluxos de trabalho relacionados à análise de dados, pode ter efeitos importantes sobre a capacidade de uma organização extrair valor de seus dados

5G

A ansiedade pela chegada do 5G tende a ignorar o fato de que a implementação nacional da tecnologia levará anos para ser realizada. Mas isso não está impedindo as empresas de moldar seus planos baseadas na solução. Para combater o problema, de implementação nacional, as empresas devem implementar arquiteturas de dados escaláveis ​​e em tempo real e, em última instância, impulsionar ações, tomando decisões inteligentes e dinâmicas através de múltiplos fluxos de dados. Além disso, o  5G é visto como impulsionador de outras soluções. O 5G forçará as organizações a identificar os processos atuais que estão prontos para mudanças e garantir que a TI possa atender às demandas das novas redes.

Contêineres

Contêineres e microsserviços estão atraindo o interesse de organizações que precisam desenvolver e dimensionar rapidamente códigos, especialmente ao lidar com a IoT ou a nuvem. A adoção do Kubernetes, um sistema de orquestração que automatiza a implantação, o dimensionamento e o gerenciamento de contêineres, permite arquiteturas inteiramente novas que podem aumentar rapidamente. O Kubernetes é a maneira mais popular de lidar com aplicativos e serviços em contêineres que funcionam em ambientes locais e na nuvem, bem como dispositivos de todos os tamanhos.

Experiências imersivas (AR, VR, realidade mista)

As experiências imersivas acabaram sendo um pouco lentas para serem entregues. Ainda assim, a promessa é atraente, e Bill Bodin, CTO da Kony, criadora de aplicativos corporativos, vê a realidade aumentada (AR, na sigla em inglês), em particular, proporcionando benefícios comerciais a diversos setores industriais.

Com a AR, podemos aumentar as prateleiras e os produtos em tempo real. Em manutenção, reparos e muitas aplicações industriais, podemos criar sobreposições informacionais em equipamentos mecânicos ou elétricos, colocando as principais métricas de instrumentação diretamente nas mãos das pessoas que atendem a área.

RV e a RA são muito eficazes porque estão fundamentadas na aprendizagem experiencial e porque envolvem amplamente múltiplos centros de aprendizagem e de desempenho no cérebro, incluindo sistemas cognitivos, comportamentais, emocionais e experienciais.

Fonte: https://cio.com.br/